Todo mundo já se atrapalhou com o pagamento das contas da empresa ou da casa e, devido a isso, teve de pagar correção de juros.
Em casos mais sérios, pode-se até ficar sem água nas torneiras, o que torna inviável várias atividades corriqueiras, como cozinhar.
Para você não passar por isso, basta entrar logo em contato com a Sanepar e pedir um boleto sempre que precisar: ele pode ser entregue no próprio imóvel ou no seu e-mail.
Você, que é cliente Sanepar, veja como tirar sua segunda via e evite pendências no orçamento.
Segunda via Sanepar
A Sanepar segunda via permite que, se você está com uma fatura atrasada, o pagamento seja regularizado sem inclusão de nome no Serasa e sem a interrupção no abastecimento.
A maioria dos consumidores já está familiarizada com o conceito de segunda via, mas vale a pena reforçar que ela é fornecida de graça pela empresa e que o seu pagamento é aceito em todos os lugares, até mesmo pelos meios eletrônicos.
O ideal é que você peça a sua segunda via assim que perceber que a primeira está atrasada: se esperar por muitos dias, a empresa pode cortar a água do imóvel e a situação fica mais crítica ainda quando há duas ou mais contas em aberto.
Se o fornecimento já foi interrompido, o pagamento da segunda via fará com que a Sanepar o reative.
Passo a passo para tirar segunda via Sanepar
A sua segunda via Sanepar é gerada virtualmente acessando aqui; para que a companhia de água identifique corretamente os débitos do seu imóvel, insira o número do relógio ou o documento de quem está cadastrado na Sanepar.
É simples: se a conta vem no nome de uma pessoa, é o documento dela que terá de ser inserido.
Você tem a opção de pedir a Sanepar segunda via ligando para 0800 200 0115, sempre especificando ao atendente sequer receber a nova conta pelos Correios ou pelo e-mail.
Se escolher o e-mail, lembre-se de garantir que o funcionário o entendeu corretamente e, se o nome ou sobrenome usado por difícil, vale a pena soletrar.
Quando solicitar a segunda via Sanepar
A Sanepar segunda via serve para muito mais do que substituir boletos atrasados: você pode recorrer a ela em casos de perda, de danos e de extravios também.
Na realidade, a Sanepar oferece um novo boleto sempre que o seu cliente precisa, mas pode não ser impresso: por uma questão ambiental e até de economia, essas segundas vias podem ser mandadas por e-mail ou a empresa pode dar apenas o código de barras.
Para quem nunca pagou a conta de água somente com o código de barras, o processo é muito simples: em vez de entregar uma fatura convencional ao caixa, é só entregar o papel com o código de barras anotado.
Para facilitar, é melhor anotar também o valor da fatura, lembrando-se de adicionar os centavos corretamente.
Esse código também pode ser inserido pelo consumidor no caixa eletrônico ou no aplicativo para fazer o pagamento eletrônico da conta de água.
Como saber se sua conta Sanepar é verdadeira?
Os consumidores têm de ficar constantemente antenados às formas de os criminosos aplicarem golpes e a cobrança de serviços simples, como o fornecimento de água, também é usada por eles. Por isso, tenha atenção:
Faturas impressas
Seja segunda via ou não, toda conta que chega via Correios precisa estar lacrada e, muitas vezes, ela tem um carimbo.
A Sanepar utiliza papel de alta qualidade e todas as suas faturas têm a mesma aparência; alterações no tipo de papel ou de constituição da conta devem ser consideradas suspeitas pelo consumidor.
Faturas eletrônicas
A Sanepar só mandará uma segunda via de conta de água se você a pedir; se existe uma fatura “automaticamente enviada”, ela com certeza é falsificada.
Nesses casos, os criminosos costumam ter a intenção de invadir o computador ou celular com vírus assim que essa suposta conta é aberta no navegador.
Código de barras
O código de barras é um modo bem seguro de você ficar quite com a Sanepar, mas também é muito fácil cometer erros ao anotá-lo.
Por isso, se o código de barras está sendo ditado pelo atendente da companhia de água, é bom repassá-lo duas ou três vezes para garantir que ele está correto.
Se a conta for paga em um banco, casa lotérica ou caixa de supermercado, sempre fique atento: assim que o atendente acabar de digitar esse código de barras, confirme que se trata de uma cobrança da Sanepar e pergunte o valor.
Se as informações não forem correspondentes, o atendente deve tentar novamente (para o caso de ter errado ao digitar) e, se as diferenças continuarem, deve-se contatar a Sanepar.