O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. O imposto é aplicado sobre os proprietários de imóveis, residenciais e comerciais, localizados dentro do perímetro urbano, para fins de manutenção.
Dessa forma, se você possui um imóvel dentro da cidade fique sabendo que a contribuição com o IPTU é obrigatória.
Essa tarifa visa a arrecadação de capital para a manutenção do município, podendo ser aplicada em obras da prefeitura, educação, cultura, etc – sempre com o objetivo de desenvolver o perímetro urbano e o que lhe diz respeito.
O IPTU é um imposto municipal, ou seja, sua arrecadação e aplicação é feita, diretamente, pelas Prefeituras locais, podendo ter alguns critérios alterados de acordo com cada região.
Assim, cabe ao município realizar as cobranças e determinar os critérios de arrecadação do tributo.
Com isso, mensal ou anualmente, o IPTU é cobrado de acordo com os métodos de avaliação dos imóveis. O valor da tarifa, então, pode variar segundo o tamanho do terreno, as características da construção, sua localização e muito mais.
No entanto, às vezes alguns erros afetam o processo de cobrança, sendo necessária a emissão de uma 2ª via do IPTU.
Nesse contexto, algumas cidades do Brasil desenvolveram um processo de emissão online do documento, como é o caso do Distrito Federal, onde os moradores podem tirar a 2ª via do IPTU DF via internet.
Quer saber como isso funciona? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo a respeito desse processo.
Sefaz DF IPTU: Como usar
Com uma alta demanda de atendimento para questões que envolvem os serviços públicos, a administração do Distrito Federal desenvolveu o Sefaz, um projeto para proporcionar aos cidadãos soluções simples e rápidas no dia a dia.
O Sefaz é uma rede de atendimento, com postos por toda a cidade, que oferece serviços junto a órgãos públicos, a fim de trazer soluções para problemas rotineiros dos moradores, como emissão de guias de arrecadação, documentos, etc.
No Sefaz, você tem acesso a diversos serviços personalizados, como 2ª via do IPTU DF, consulta de dados, verificação da situação cadastral e também acesso a informações dos demais tributos cobrados pelo Estado.
Assim, por meio da rede é possível resolver situações chatas e burocráticas de forma simples.
Passo a passo completo para emitir 2ª via IPTU DF
Além do atendimento presencial do Sefaz, no Distrito Federal você também consegue acessar serviços via internet, por meio do Portal de Serviços da Receita da Fazenda.
Na plataforma, o usuário encontra opções de atendimento, agendamentos e emissão de segundas vias, com apenas alguns cliques.
Dessa forma, através do Portal é possível tirar a 2ª via do IPTU DF sem precisar sair de casa.
O sistema ainda oferece consultas de cadastro imobiliários, isenção e imunidade de pagamento do imposto urbano, pagamento direto sem a emissão da guia de arrecadação, cálculos de projeção da tarifa e também informações de datas referentes à quitação do IPTU.
Assim, fica fácil tirar a 2ª via do IPTU DF e consultar seus dados cadastrais sem burocracia ou dores de cabeça. Veja como a seguir:
2ª IPTU DF pela internet
Para emitir a 2ª via do IPTU DF via internet é simples: através do Portal de Serviços da Receita, que proporciona o acesso rápido a dados e informações a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano.
Com isso, para emitir uma nova guia de arrecadação do tributo, você deve:
- Acessar o site do Portal de Serviços da Receita da Fazenda, clicando aqui;
- Selecionar a opção de serviços ao cidadão, na página inicial;
- Seguir até a aba de serviços e clicar em “IPTU/TLP”;
- Na página de atendimento, abrir a sessão “Pagamentos – IPTU/TLP”;
- Selecionar a opção referente à emissão da 2ª via do IPTU DF;
- No tópico “Como proceder”, da página redirecionada, clicar na opção para emitir a guia – conforme o indicado;
- Informar os dados (número de inscrição e ano) no sistema;
- Selecionar “Consultar”;
- Após a emissão da 2ª via do IPTU DF, imprimir a guia gerada.
Feito isso, em poucos minutos você gera uma nova guia de pagamento e pode, então, regularizar sua situação junto à administração pública do Distrito Federal.
Como realizar consulta do IPTU DF
Na plataforma do Portal de Serviços da Receita da Fazenda, a consulta a dados e informações referentes ao seu IPTU também está disponível no sistema.
Dessa forma, através do site é possível consultar a ficha cadastral do imóvel, a pauta do IPTU, a relação de imóveis e a área do terreno, com o GeoPortal.
Para isso, portanto, é necessário acessar a plataforma digital e seguir até a página personalizada do IPTU e, por meio da opção “Cadastro Imobiliário”, escolher qual o tipo de consulta que será feita – mediante, é claro, a apresentação do registro do proprietário.
Com o Portal de Serviços, emitir a 2ª via do IPTU DF é simples!