Para emitir a segunda via da identidade em caso de roubo, furto ou perda, você deve realizar alguns procedimentos simples. Dependendo do estado no qual você reside, esse processo ocorre em órgãos diferentes, mas sempre com a mesma lógica de agendamento.
De qualquer forma, não precisa se preocupar. Afinal de contas, neste artigo iremos explicar tudo o que você precisa saber para emitir a segunda via da identidade.
Para começar, vale destacar a importância do documento de identidade, pois é nele que estão contidas todas as informações sobre uma pessoa como, por exemplo, o nome dos pais, a data de nascimento, o estado onde habita, entre outras.
Além disso, hoje existe uma nova versão do documento de identidade, na qual podemos inserir outras informações, sendo elas: CPF, Cartão Cidadão, título de eleitor, entre outros.
Para saber mais sobre como emitir a segunda via da identidade, assim como ter mais informações sobre essa nova versão do documento, continue lendo este artigo até o final. Boa leitura!
Como tirar 2ª Via Identidade
Se você foi roubado, furtado ou simplesmente perdeu seu RG, não se preocupe. Para tirar uma segunda via da identidade é necessário seguir alguns passos simples. Confira a seguir esse procedimento:
Passo 1: Primeiramente você vai precisar agendar o serviço no órgão emissor de identidade do seu estado. Ele pode ser o Poupatempo para o estado de São Paulo, o Detran para o Rio de Janeiro e outros, ou a própria Receita Federal. Sendo assim, lembre-se de confirmar qual é o lugar correto referente à sua localização.
Passo 2: O próximo passo é acessar o site do órgão emissor e realizar o procedimento de agendamento.
Passo 3: Durante o agendamento, não se esqueça de marcar o serviço para uma unidade perto da sua residência e lembre-se de confirmar o melhor dia e horário para comparecer.
Passo 4: Para a emissão da segunda via da identidade será preciso ainda fazer o pagamento de uma taxa. Esse valor varia de estado para estado, porém deve ser pago antes do dia agendado para o serviço.
Passo 5 : Então, através do portal do órgão emissor, emita o boleto para pagamento. Em alguns estados será necessário fazer a confirmação do agendamento após esse pagamento. Lembre-se de que esses processos ocorrem todos online.
Passo 6: Por fim, vá ao local agendado na data e hora corretas munido dos documentos solicitados e realize a solicitação do serviço de emissão da segunda via de identidade.
Fique sabendo que para emitir a segunda via da identidade você deve ter em mãos alguns documentos. Listamos a seguir quais são eles, confira:
- 2 fotos 3×4;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se houver);
- CPF;
- Comprovante de pagamento da segunda via;
- Documentos que deseja incorporar ao seu documento de identidade;
- Boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto.
Vale ressaltar que o agendamento pode ser feito também pelas centrais de atendimento telefônico aos clientes, procure saber qual o numero do órgão emissor do seu estado e agende sua visita. Muito simples o procedimento, não é mesmo?
Como tirar a Nova Identidade
A emissão da nova identidade começou a ser realizada em agosto de 2019. Desde então, são milhares de pessoas que desejam renovar seu documento para a nova versão.
Como mencionado, o novo documento contém algumas informações adicionais, sendo elas: o número da carteira de trabalho, o título de eleitor, a inscrição do PIS/NIT/PASEP, o CPF, entre outras.
Para emitir a nova identidade você deve solicitar o serviço em um dos postos de atendimento do órgão emissor do seu estado. Lembrando que os estados que já aderiram a nova versão do RG são: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Acre, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
O processo de solicitação é semelhante ao da emissão da segunda via da identidade. Logo, tenha em mãos os documentos necessários, realize o agendamento – via internet ou telefone – e emita sua nova versão da identidade.
Agendamento Carteira de Identidade
Para realizar o agendamento do serviço de emissão da segunda via da identidade, tudo o que você precisa fazer é seguir alguns procedimentos simples.
Primeiramente, é necessário, a partir do órgão emissor do documento do seu estado, descobrir quais são os postos disponíveis para o serviço. Em seguida, entre no portal desse órgão para solicitar o agendamento.
Para isso, realize os procedimentos solicitados, que muitas vezes necessitam de cadastro prévio e, por fim, emita o documento para pagamento da taxa referente à segunda via da identidade.
Feito isso, pague esse boleto em qualquer banco ou agência bancária da sua região e, se necessário, confirme o pagamento através do site – lembrando que a confirmação não é obrigatória para alguns estados.
Por fim, se direcione à unidade, na data e hora agendadas, com todos os documentos necessários para a emissão da segunda via da identidade e realize o serviço.
Agendamento Detran Identidade: Como fazer
Se você é morador do estado do Rio de Janeiro, tenha em mente que o órgão emissor da segunda via da identidade é o Detran. Para saber mais informações sobre como emitir uma nova via do seu documento nesse caso, acompanhe a seguir alguns passos simples.
Para começar, basta acessar o portal do Detran. Em seguida, clique na opção referente à “2ª via da carteira de identidade”.
Feito isso, acesse a opção “Agendamento” localizada no menu lateral, clique em “Carteira de Identidade Civil” e, por fim, selecione a primeira opção de agendamento.
Agora, tudo o que você precisa fazer é informar os dados solicitados para sua identificação e escolher o posto de atendimento, assim como a data e o horário disponíveis.
Lembre-se ainda de emitir o DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) para o serviço de emissão da segunda via da identidade.
Para isso, é só acessar o portal do Bradesco, clicar na opção referente a “Tributos”, selecionar “Detran RJ – GRD, DUDA e GRM” e clicar no botão “Gerar boleto”.
Assim, você será direcionado para uma nova tela na qual deve inserir as informações solicitadas e emitir o documento para pagamento em qualquer banco ou casa lotérica.
Após realizar o pagamento, volte até o sistema do Detran RJ e confirme o agendamento do serviço de emissão da segunda via da identidade.
Como deu para perceber, portanto, basta se dirigir ao local adequado, na data e hora agendadas e munido de seus documentos, a fim de emitir a segunda via da identidade, independente do seu estado. Muito simples, não é mesmo?