A 2ª via CPFL, assim como a de qualquer outra cobrança, tem a finalidade de evitar que o consumidor tenha o serviço interrompido e, em um cenário pior, que o seu nome vá para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
O boleto que fica atrasado por alguma razão tem a incidência de juros e quanto mais o consumidor demorar para fazer a regularização, mais alto fica o débito.
Com a possibilidade de emitir facilmente uma segunda via, essa pessoa pode continuar com o seu fornecimento de energia e com o seu nome limpo.
A atualização simplificada do boleto também faz com que esse cidadão não gaste tanto tempo procurando pela CPFL: basta que o consumidor tenha os dados básicos da instalação de energia.
Quando tirar a 2ª via da CPFL?
A 2ª via da CPFL atende às pessoas que estejam com até duas contas de energia elétrica atrasadas e, preferencialmente, que esse atraso não seja maior que três meses.
Nesse contexto, o consumidor pode solicitar a segunda via de ambas as faturas ou combinar as duas em uma cobrança só e renegociar.
A pessoa que tem muitas cobranças da CPFL em aberto não se beneficiam emitindo uma segunda via simples: é mais indicado ligar para a empresa de energia e perguntar qual é o procedimento para pagamento.
O mesmo se aplica quando a pessoa tem contas atrasadas há muito tempo: se passou de dois meses de atraso, é quase certo que o serviço esteja cortado e existe a possibilidade de o titular estar negativado.
Passo a passo para tirar a segunda via da CPFL
Deve-se acessar aqui para gerar a segunda via CPFL. As instruções para atualizar esse boleto são:
- Clicar em “Acessar serviço”;
- Escolher o quadrado “Débitos e 2ª via de contas”;
- Clicar em “Entrar” e, na página seguinte, em “Cadastre-se”;
- Inserir o CPF do titular e clicar em “Prosseguir”
O consumidor que não tem login na CPFL não precisa cadastrar seu CPF se não o desejar: basta que ele opte pela “Via simplificada de pagamento”.
Ela é encontrada na página citada acima e, para a vi simplificada, deve-se:
- Inserir o CNPJ ou CPF do responsável pelo serviço de energia elétrica;
- Fornecer o código de identificação (encontrado na fatura, entre as áreas “Conta mês” e “PN”;
- Clicar em “Consultar”
Após pedir a segunda via CPFL, o consumidor pode anotar apenas o código de barras e digitá-lo no aplicativo ou Internet Banking para fazer o pagamento.
Esse mesmo código de barras pode ser apresentado nos pagamentos físicos, como nas lotéricas.
O consumidor tem a escolha também de imprimir a fatura inteira, indicando-se prestar atenção se ela está devidamente centralizada na página e se a folha é branca, necessário para os boletos.
Cabe dizer que a tinta da impressão não pode estar fraca demais a ponto de o leitor não ler o código de barras.
A CPFL registra os pedidos de segunda via de contas pelo telefone das suas unidades, consultados por aqui.
O consumidor que liga para fazer essa solicitação pode escolher entre esperar que uma fatura atualizada seja mandada via Correios ou pedir que o funcionário diga somente o código de barras do boleto.
Muitas vezes, a 2ª via CPFL pode ser mandada via e-mail também e não precisa ser o e-mail do titular: ele pode dar o endereço eletrônico de qualquer um que se comprometa a repassar o boleto.
Outros serviços oferecidos pela CPFL
Navegando pelo portal da CPFL, os seus clientes veem muitas outras coisas que podem solicitar à empresa, como uma nova ligação de energia, procedimento necessário sempre que se termina uma construção ou reforma e é preciso fazer uma instalação de energia.
O consumidor que estiver em processo de reclamação com a empresa de energia e precisar mandar comprovações a ela pode clicar em “envio de documentos” para fazer as anotações devidas.
O processo contrário à nova ligação de energia também pode ser ativado pelo site da CPFL, ou seja, o cliente pode pedir para ela desligar a energia.
Essa opção é necessária quando o indivíduo vai se mudar e deixar o imóvel vazio por longos períodos.
Outras dicas para manter seu acesso seguro
Ao tirar 2ª via da CPFL, é preciso deixar o antivírus sempre ativo porque, na eventualidade de o site da empresa estar contaminado, as informações do cliente serão preservadas.
A conta de luz atualizada precisa ter a mesma estrutura da conta original, o que significa que a descrição do consumo, os dados pessoais do cliente e o valor estarão nos lugares habituais.
O cliente da CPFL que reparar em mudanças na forma como a fatura está estruturada deve ligar para a empresa e pedir para confirmar a veracidade daquela cobrança de energia.