Como tirar segunda via Coelba

A Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Coelba) tem quase 6.000.000 de clientes, dentre empresas de todos os portes e as residências. 

Com atividades de geração e distribuição de energia, ela dá aos clientes mais flexibilidade para pagar suas contas e, por isso, oferece duas formas de emitir segunda via Coelba: pelo telefone e pelo seu site. 

Se você é usuário dos serviços da Coelba, fique atento a este artigo para aprender a atualizar a sua cobrança mensal sempre que necessário.

Como tirar segunda via Coelba

Como tirar segunda via Coelba

Tirar a segunda via Coelba é um modo fácil de manter o fornecimento de energia elétrica na empresa ou residência, já que a primeira medida da companhia, depois de certo período de atraso, é interromper o abastecimento.

Geralmente, o consumidor corre risco de não receber mais energia elétrica quando há duas cobranças acumuladas, mas também é possível que a Coelba faça o corte antes disso.

Como complemento ao corte do abastecimento, o consumidor ainda terá de lidar, caso não faça o pagamento, com a inserção do seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito. 

Apesar de muitas pessoas deixarem de pagar a conta por falta de condição financeira, também há uma boa parte que deixa o boleto vencer e não o atualiza ou até que não o recebe. Nessas situações, a Coelba segunda via resolve tudo facilmente.

O que você consegue visualizar na conta da Coelba

A segunda via Coelba será uma conta de energia com a descrição de consumo do cliente e todas as informações sobre a instalação. 

Certos dados, entretanto, estarão relacionados à primeira via: se esta venceu, então a data de pagamento da segunda via será diferente, lembrando que o cálculo de juros aumentará o valor da cobrança.

Para consumidores cuja primeira via não venceu, mas precisou ser substituída, a data de vencimento e o valor serão repetidos. Deve-se dizer que não há nenhuma identificação “Coelba segunda via” na conta.

Passo a passo para tirar segunda via Coelba

Se você tem uma fatura da Coelba para a qual quer solicitar a segunda via, faça o seguinte: 

  •         Abra o site da companhia de energia clicando aqui;
  •         Clique no quadro “2° via e débito”;
  •         Escolha o documento do titular do serviço (pode ser CNPJ ou CPF);
  •         Insira a conta contrato, que vem discriminada na fatura;
  •         Clique em “Pesquisar”

A Companhia de Energia Elétrica da Bahia procurará em seus registros qual a conta de eletricidade que ainda está em aberto para aquele imóvel e gerará a segunda via

Com ela pronta, anote o número do código de barras para pagamento simplificado ou, se quiser a fatura inteira, é só salvá-la ou imprimi-la.

Telefone Coelba

O telefone da Agência Virtual Coelba oferece ligações gratuitas e seu número é 0800 071 080; ligando para ele e tendo o documento e a conta contrato, você também pode fazer a solicitação da segunda via. 

Nesse caso, o recebimento pode ser por e-mail, por Correios ou o atendente pode repassar somente o código de barras.

Como fazer negociação de débitos com a Coelba

A Coelba segunda via é um recurso interessante apenas para os consumidores que não têm mais que uma conta em aberta. 

A partir do momento em que são duas faturas de eletricidade sem pagamento, o cliente já estará com o fornecimento interrompido e é melhor recorrer a uma negociação.

Para negociar um parcelamento das contas em atraso, é indicado ligar para 0800 071 0800 ou agendar atendimento em uma unidade da Coelba. Para descobrir onde fica a mais próxima:

  •         Acesse o site da Coelba;
  •         Escolha o seu município;
  •         Se surgir a mensagem “Não foram encontrados resultados”, escolha o município mais próximo possível e refaça a busca.

  Se você já tem contas negociadas e atrasou o boleto delas também, pode emitir a segunda via e, se não o conseguir pela Agência Virtual, use o número de telefone gratuito fornecido. 

Como fazer negociação de débitos com a Coelba

Como conferir se sua fatura da Coelba é verdadeira 

Os hackers estão o tempo todo à espreita buscando chance de invadir dispositivos e, para isso, eles costumam falsificar sites. 

Para inibi-los, só emita a Coelba segunda via no site da empresa e, se alguma fatura “atualizada” surgir em seu e-mail antes da solicitação, não a abra.

Frequentemente, os hackers enviam supostos boletos aleatoriamente: se a pessoa que o receber estiver mesmo com uma fatura em atraso, ela achará que é a Coelba se adiantando na cobrança e mandando a segunda via.

Os códigos de barras também podem ser adulterados por criminosos para que terceiros recebam a quantia da conta de eletricidade. Assim, a segunda via Coelba tem de ser bem examinada a procura de:

  •         Papel fino ou grosso demais;
  •         Data de vencimento suspeita;
  •         Impressão de baixa qualidade;
  •         Erros de ortografia ou digitação;
  •         Cobrança em valor excessivamente superior à fatura original.

Deixe um comentário