Tirar Segunda Via IPTU

No artigo de hoje você terá informações rápidas de como tirar segunda via IPTU na sua cidade. Confira abaixo todas as informações necessárias.


Segunda Via IPTU

Você sabe o que significa IPTU? A sigla refere-se ao que conhecemos como Imposto Predial e Territorial Urbano, que é, basicamente, um tributo cobrado a pessoas que possuem imóveis, residenciais ou comerciais, dentro do perímetro urbano, ou seja, em uma cidade.

O IPTU é um dos impostos mais conhecidos no Brasil pela população geral e ele pode ser aplicado a casas, apartamentos, salas e ambientes comerciais dentro de uma região urbanizada.

Além disso, a tarifa é municipal, sendo assim as Prefeituras locais são as responsáveis pela cobrança, aplicação e desenvolvimento dos critérios de pagamento do imposto.

Dessa forma, anualmente, os proprietários de imóveis dentro do perímetro urbano são obrigados a quitar as parcelas do IPTU – que, geralmente, é dividido em prestações mensais através de boletos para os cidadãos.

O valor do imposto, por sua vez, pode variar de acordo com cada imóvel, segundo a localização, as características, a área, o valor venal, etc.

Vale ressaltar que a arrecadação do IPTU é destinada à manutenção do perímetro urbano, podendo ser aplicada à educação, às obras públicas e outras necessidades que o município venha a ter.

O pagamento do IPTU pode ser feito anual ou mensalmente, de acordo com os critérios desenvolvidos pela prefeitura municipal – o pagamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar em dívidas junto ao Governo.

Nesse sentido, é essencial estar sempre em dia com tais cobranças e, em caso de perda ou extravio do boleto, não deixar de emitir uma segunda via do IPTU. Mas, como fazer isso?

As prefeituras, geralmente, disponibilizam esse serviço via internet e você pode descobrir como acessá-lo aqui, através deste artigo que eu preparei para tirar todas as suas dúvidas a respeito da segunda via do IPTU. Confira!

Como emitir a segunda via do IPTU?

Incidentes acontecem e, vez ou outra, esquecer onde colocou o carnê do IPTU ou simplesmente não recebê-lo é comum.

No entanto, nesses casos você não pode dar bobeira: é preciso emitir a segunda via do IPTU e garantir a regularidade junto à administração pública.

Assim, se até três dias antes do vencimento do seu boleto de pagamento do IPTU você não tiver recebido ou até mesmo não estiver encontrando o carnê, é necessário solicitar a emissão da segunda via do documento, pela internet ou nos postos de atendimento do órgão público.

Ambas as opções são bem simples, no entanto emitir a segunda via do IPTU pela internet pode te ajudar a poupar um tempo do seu dia a dia.

As Prefeituras Municipais geralmente oferecem o serviço de emissão de uma nova guia do IPTU por meio de suas plataformas digitais, onde o cidadão encontra opções de consulta e atendimento em apenas alguns cliques.

Além disso, a Secretaria da Fazenda também disponibiliza esse serviço – assim você pode escolher por qual plataforma emitir a sua segunda via do IPTU.

Dessa forma, ao acessar o site da Prefeitura ou da Secretaria da Fazenda, você deve buscar a área do IPTU, onde será possível tirar o documento e também consultar alguns dados.

Na plataforma, portanto, selecione a opção de emissão da segunda via do IPTU e aguarde o carregamento para a área de busca.

Logo, será necessário informar alguns dados ao sistema, como número da inscrição e ano de referência. Assim, basta preencher os campos solicitados e concluir a pesquisa.

Feito isso, em poucos minutos a segunda via do IPTU será emitida e você poderá imprimi-la para realizar o pagamento.

2ª via do IPTU pelo aplicativo

Além dos sites, algumas prefeituras municipais também possuem apps especializados em solucionar as dúvidas e as questões pendentes do cidadão.

Com isso, caso a sua cidade possua um aplicativo para facilitar os processos de atendimento e realizar serviços pelo celular, você pode tentar tirar a segunda via do IPTU por meio dele.

Todavia, não são todos os municípios que contam com essa tecnologia, sendo necessário, portanto, verificar junto à prefeitura a disponibilidade do serviço.

Cidades como São Paulo e Jundiaí, por exemplo, já oferecem um aplicativo para os moradores, que podem solucionar pendências como essa diretamente do celular.

Assim, com o app, basta acessar a opção referente ao IPTU e solicitar a emissão da segunda via do documento diretamente do dispositivo móvel.

Geralmente, a guia será salva através de um PDF, que pode ser impresso para o pagamento da tarifa.

Os aplicativos disponibilizam serviços como:

  • Emissão da segunda via do IPTU;
  • Alteração de endereço para entrega do boleto;
  • Consulta de débitos;
  • 2ª via de ITBI;
  • Cálculo de tarifas;
  • Adesão ao recebimento do carnê por e-mail.

Para acessar essas opções de atendimento, você deve fazer o download do aplicativo e, em seguida, cadastrar-se na plataforma digital.

Logo, a emissão da segunda via do IPTU poderá ser feita através da área de tributos, que refere-se ao Imposto Predial e Territorial Urbano, por meio do preenchimento dos dados do proprietário, como a inscrição e também o extrato.

Após a busca no sistema, então, a segunda via do IPTU será emitida como um documento em PDF, que poderá ser quitado junto à Prefeitura ou ao seu banco.

Pagamento da segunda via do IPTU

Como você pôde ver, os critérios de cobrança do IPTU variam de acordo com cada município e, dessa forma, seu pagamento pode ocorrer à vista ou de maneira parcelada.

Em algumas cidades, quando o pagamento é feito à vista o proprietário recebe alguns descontos na hora da quitação do documento. Já quando o IPTU é pago de forma parcelada, o cidadão não recebe descontos.

O IPTU pode ser dividido em até 10 vezes, em parcelas de, no mínimo, R$20,00.

Além disso, a quitação das guias de arrecadação pode ser feita em terminais de autoatendimento, bancos, casas lotéricas e até mesmo via internet banking, por meio do código de barras.

Há também a opção para colocar o pagamento do IPTU no débito automático, de acordo com a disponibilidade do sistema da sua prefeitura, onde, mensalmente, o valor é descontado de forma automática do sua conta corrente.

Assim, não tem com que se preocupar caso você perca ou não receba o boleto do imposto, pois é possível emitir a segunda via do IPTU de forma rápida e descomplicada junto à prefeitura local.

Segunda Via IPTU SP

Se você é morador da capital e quer saber como emitir rapidamente a segunda via do IPTU SP você pode acessar o site clique aqui 2ª via IPTU SP.

Segunda Via IPTU BH

Se você é morador da capital mineira é muito simples emitir a segunda via do IPTU em BH, clique no link a seguir para emitir a 2ª Via do IPTU BH.

Deixe um comentário