Os moradores de várias áreas do Rio de Janeiro dependem da empresa Light para ter energia elétrica em seus imóveis.
A companhia é tradicional no Estado e faz também a iluminação pública, sem se esquecer da manutenção na energia de empresas e de residências.
Os clientes que tenham problemas com o abastecimento e com as faturas referentes a ele podem sempre tratar com os atendentes telefônicos ou usar a Agência Virtual e você saberá aqui como tirar segunda via da Light.
Quando tirar a 2ª Via da Light
A Light segunda via é concedida sempre que o consumidor a pede e o melhor é que este nem precisa justificar muito a sua solicitação.
Geralmente, a causa é o atraso no pagamento, o que faz com que o boleto não seja mais aceito em determinados lugares e fique mais difícil quitá-lo.
Entretanto, qualquer um pode entrar em contato com a Light e pedir a segunda via porque perdeu a fatura, porque derrubou algo nela ou até porque ela não chegou, dentre outros motivos.
Se for preciso pedir a segunda via mais de uma vez, também é permitido.
Segunda via da Light – o que ela oferece?
A Light segunda via é um mecanismo que ajuda muito a manter a situação do consumidor regularizada com a empresa de energia elétrica.
Em consequência, ela também evita que o nome desse cliente seja incluído na lista dos devedores e que fique “sujo”.
Antes de o nome do titular ficar no Serasa, contudo, há consequências mais imediatas quando a segunda via não é solicitada: o corte de fornecimento.
Se a fatura de energia elétrica do imóvel está vencida e não há pedido de segunda via para a regularização do débito, o fornecimento é interrompido e a Light só o retoma após o pagamento.
Cabe dizer que qualquer prejuízo que o consumidor tenha pela falta de energia elétrica, nesse caso, não é ressarcida.
Por exemplo: se a sua casa ou empresa fica por dois dias sem eletricidade e algum produto estraga, não se pode solicitar qualquer compensação.
Segunda via da Light – como funciona e onde pagar
Geralmente, a segunda via da Light não tem qualquer coisa que a identifique: à primeira vista, é uma conta de energia elétrica como todas as demais.
Entretanto, o consumidor descobre que se trata de um boleto atualizado porque o seu valor está corrigido e porque a data de vencimento está diferente da habitual.
Porém, toda a descrição de consumo é incluída na segunda via e os locais autorizados para pagamento continuam iguais: pode-se pagar nos caixas de supermercados, nos bancos, nos aplicativos, nas casas lotéricas, etc.
Como tirar sua segunda via da Light
A solicitação da sua Light segunda via é rápida e a primeira opção é usar a Agência Virtual:
- Abra o site da Light aqui;
- Escolha entre “Para empresas” e “Para residências”;
- À direita, clique em “2° via de conta”;
- Insira o código do cliente;
- Insira o número de CNPJ ou de CPF;
- Faça o login
Você não precisa se preocupar em imprimir a segunda via da sua conta de energia da Light: em vez disso, você pode apenas usar o código de barras para o pagamento.
É só anotá-lo de forma correta, exatamente fiel ao que mostra a fatura, e colocá-lo no aplicativo bancário. Se preferir, pode entregar esse código de barras a qualquer atendente de lotérica, supermercado, etc., e o pagamento é realizado do mesmo modo.
Para pedir a sua Light segunda via pelo telefone, ligue para 0800 282 0120, tendo o CPF do titular da fatura e seu código de instalação, que está na fatura e é sempre o mesmo.
Como tirar segunda via da Light – negociação de débitos
Se o seu imóvel tem duas contas de eletricidade em atraso, você deve pedir à Light uma negociação.
Geralmente, a empresa junta ambos os débitos e é feito um parcelamento especial, mas cabe lembrar que as contas seguintes continuarão sendo cobradas, se o imóvel continuar recebendo eletricidade.
Para essa negociação, pode ser exigido que o contato seja feito pelo titular. Para que qualquer outro morador possa fazê-la, é melhor utilizar a Agência Virtual da Light:
- Clique aqui;
- Clique em “Pagamento de débitos”, à direita;
- Cadastre-se ou faça login
A sua negociação de débitos também pode ser feita pelo telefone da Light.
Como tirar segunda via da Light – falsificações
A Light segunda via, como falado, não terá diferença estética da fatura normal.
Dessa forma, se o seu novo boleto tiver aparência suspeita, seja ele mandado pelo e-mail ou pelos Correios, não efetue seu pagamento sem confirmar com a Light o envio da cobrança.
Não aceite nenhuma fatura que seja mandada supostamente pela empresa de energia sem que você tenha solicitado uma segunda via. Além disso, não utilize sites que não o da Light.