Como tirar segunda via Celesc

A Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina (Celesc) é uma grande empresa com a responsabilidade de garantir que todos os imóveis na sua região de atendimento tenham eletricidade. 

Com moderna tecnologia, ela possui várias formas de atender ao seu consumidor e também fornece dicas sobre como gastar menos a eletricidade, economizando na conta. D

escubra neste texto todos os serviços da agência virtual e como tirar segunda via da Celesc.

Como tirar segunda via Celesc

Quando tirar a Celesc 2ª Via

A Celesc segunda via serve para muito mais do que os consumidores pensam: a maioria destes têm a ideia de que só pode solicitar a segunda via se a sua fatura venceu. 

De fato, o boleto não pago tem data de vencimento e precisa ser atualizado por meio da segunda via, mas esta também pode ser usada em casos de: 

  •         Perda do boleto;
  •         Danificação do boleto;
  •         Extravio;
  •         Dúvidas sobre a sua veracidade

Para ser claro, o cliente pode pedir a Celesc segunda via quando quiser e quantas vezes desejar, sem a necessidade de nenhuma taxa.

Porém, se a fatura venceu, é claro que a companhia de energia elétrica fará a atualização do valor, de acordo com os juros praticados.

Como efetuar o pagamento da 2ª Via Celesc

A segunda via da Celesc tem funcionamento igual ao da primeira: uma vez recebida, o consumidor deve ter atenção à data de vencimento e pagá-la da forma que preferir. 

Se essa fatura ainda não venceu, será possível fazer o pagamento em bancos (inclusive pelo aplicativo ou caixa eletrônico), nas lotéricas e nos caixas de supermercado.

O consumidor pode escolher pagar a sua Celesc segunda via usando a fatura inteira e impressa ou, para mais comodidade, usar o código de barra. 

Por exemplo: uma pessoa que não tem condições de imprimir a fatura no momento, mas precisa pagá-la, pode apenas digitar o código de barras no aplicativo do banco ou no caixa eletrônico e fazer o pagamento.

Se o pagamento da segunda via Celesc for presencial, também dá para usar só o código de barras, mas indica-se que ele esteja anotado de modo claro e que se entregue o papel ao atendente.

 Passo a passo para tirar segunda via Celesc

Sua Celesc segunda via pode ser pedida ligando para 0800 48 0120 ou navegando pelo sistema Agência Virtual:

  •         Abra o site da Celesc clicando aqui;
  •         À esquerda, clique em “2° via rápida”;
  •         Identifique o imóvel usando seu código ou forneça o CPF do titular;
  •         Clique em “Entrar”

O site da Celesc também mostra endereços para pedir presencialmente a segunda via da conta e, nesse caso, será obrigatório que o seu titular faça o pedido.

Por outro lado, a solicitação pelo telefone ou pela Agência Virtual poderá ser efetuada por qualquer um que tenha os dados necessários.

Se você não souber onde está o código da instalação de energia elétrica, é só buscá-lo em qualquer uma das faturas anteriores; geralmente, essa informação está próxima aos dados pessoais do titular e ao endereço do imóvel.

Como saber se sua fatura da Celesc é verdadeira?

Como saber se sua fatura da Celesc é verdadeira

A segunda via Celesc sempre deve ser analisada em busca de indícios de que seja uma falsificação e, inclusive, é recomendado que o consumidor faça isso com todas as suas contas. 

Como as pessoas estão acostumadas a receber as cobranças pelos Correios e confiam nesse sistema, elas tendem a não conferir a aparência dos boletos e isso ajuda muito os falsificadores.

Para começar, a segunda via Celesc deve ter um valor parecido com a cobrança anterior: mesmo que seu valor esteja um pouco maior, ele pode corresponder aos juros por atraso. Se não há atraso ou a diferença está muito grande, deve-se desconfiar.

Outro modo de identificar se a Celesc segunda via é falsificada é observar o seu papel: muitas vezes, os falsificadores não conseguem usar um papel com a mesma grossura que o original e, por isso, o boleto supostamente atualizado fica muito mais grosso ou mais fino.

O estilo gráfico da fatura da Celesc também não é mudado por se tratar de uma segunda via: a descrição de consumo, as informações do titular e avisos da companhia energética devem estar nos lugares habituais. 

Se as informações do consumidor estiverem em lugar diferente ou se houver menos informações, pode-se suspeitar.

No caso de você perceber algo estranho na fatura da Celesc, ligue para o número fornecido neste texto e comunique a suspeita: se a fatura for mesmo emitida pela companhia, o atendente esclarecerá tudo. 

Em todo caso, é possível que ele ofereça o envio de uma nova fatura para um e-mail da sua preferência.

Inclusive, a Celesc segunda via mandada por e-mail também pode ser falsificada: as mesmas análises indicadas para o boleto impresso servem para o boleto virtual, que só é mandado pela empresa se você fizer a sua solicitação.

Deixe um comentário