A Companhia Paranaense de Energia (Copel) está presente em diversas cidades por meio das suas instalações de iluminação pública e de imóveis.
Os consumidores atendidos têm a possibilidade de recorrer à empresa de energia para comunicar falta de luz, fazer reclamações, denunciar ligações irregulares e, claro, para pedir uma fatura nova.
Se é o seu caso, veja aqui como tirar sua segunda via Copel.
Passo a passo para tirar segunda via da Copel
Se você é cliente da Copel e a sua fatura não chegou à sua casa ou e-mail, é hora de solicitar a segunda via.
Essa dica também ajudará se você danificou o boleto de forma que ele não seja aceito nos bancos ou se ele está vencido.
O telefone da Copel com o qual se pode solicitar a segunda via é o 0800 51 00 116. Para a segunda via eletrônica:
- Acesse a Agência Web aqui;
- Clique em “Cliente”;
- Insira as informações pedidas pela Copel para identificar o imóvel;
- Selecione “entrar”
Usando a Agência Web, você também tem a possibilidade de mudar o titular da sua conta de eletricidade e ter informações a respeito de qualquer solicitação anterior.
Por exemplo: se você requisitou uma manutenção no relógio medidor, poderá usar a Agência Web para acompanhar se a Copel já sabe desse pedido.
Onde pagar a Segunda Via da Copel
A Copel segunda via é cheia de facilidades, tanto para ser solicitada quanto para ser paga: isso pode ser feito em vários aplicativos bancários, por exemplo.
Basta que você acesse o aplicativo, coloque a senha do Internet Banking e escolha entre digitar manualmente o código de barras ou posicioná-lo de forma que a câmera o capture.
O pagamento da Copel segunda via pode ser realizado também em qualquer agência lotérica, nos caixas eletrônicos e nos caixas de supermercado. Em todos esses lugares, você pode substituir a impressão da segunda via pelo seu código de barras.
Quando você precisa de uma 2ª Via da Copel?
A Copel segunda via serve para atualizar a cobrança, ou seja, cada vez que o pagamento não é feito até a data estipulada torna-se necessário pedir a segunda via.
Inclusive, apesar do termo “segunda”, ela pode ser gerada quantas vezes forem necessárias.
O boleto de conta de energia pode ser atualizado em situações de danos, quando ele não é pago e quando é extraviado.
O seu formato é igual à primeira via e o consumidor encontra nela os avisos comuns da Copel, as informações do imóvel (endereço e número de instalação elétrica) e a descrição dos kWh gastos, além da bandeira vigente no mês.
Como negociar débitos com a Copel
A negociação é o modo de o cliente da Copel organizar o seu débito quando há mais de uma conta atrasada.
Em cenários assim, o procedimento é entrar em contato com a companhia de energia antes de tirar a segunda via porque esta pode não ser válida.
Além disso, quem faz uma negociação e perde a data de pagamento, geralmente, tem a negociação cancelada e não adianta solicitar segunda via.
Para retomar o acordo, é necessário contatar de novo a Copel.
Como pagar segunda via da Copel após corte
A Copel segunda via pode ser pedida antes ou depois de a energia ser cortada devido à fatura em aberto.
No entanto, é indicado que se entre em contato antes de o fornecimento ser interrompido, uma vez que se trata de um desgaste que pode ser evitado.
Caso o imóvel já esteja sem energia elétrica, você pode ligar para a Copel ou pedir a segunda via pelo site.
Mesmo que o pagamento seja feito pelo aplicativo ou Internet Banking, pode haver um prazo de dias úteis para que o pagamento seja recebido e a energia elétrica seja restaurada.
Apesar da possibilidade de demora para o fornecimento de eletricidade ser retomado, costuma ser rápido: às vezes, a Copel age logo que o pagamento da fatura é realizado.
O transtorno de ficar sem eletricidade não é o pior problema para quem demora a pedir a segunda via: essa pessoa também pode ficar com o nome sujo.
Como saber se sua conta da Copel é verdadeira?
A Copel segunda via é segura se você a solicitar no site indicado aqui e, preferencialmente, de um dispositivo que não seja público.
Entretanto, é necessário ficar atento a faturas que sejam enviadas para o e-mail sem a prévia solicitação ou com um remetente suspeito.
Quando você perceber que a conta de eletricidade não parecer ser igual às anteriores, fale com a Copel; provavelmente, o funcionário conseguirá identificar se foi mesmo enviada uma fatura ou não.
Também fique atento aos boletos que são entregues impressos: na maioria das vezes, eles são verdadeiros e podem ser pagos sem susto. Todavia, é preciso verificar as informações e a aparência.